São Paulo, 29 de setembro de 2017 – A Bookwire Brasil, braço nacional da distribuidora de conteúdo digital alemã Bookwire, anunciou ontem a aquisição da Distribuidora de Livros Digitais, conhecida como DLD e controlada pelas editoras Sextante, Record, Rocco, Planeta, L&PM e Novo Conceito. A Bookwire adquiriu 100% do controle da empresa brasileira e começará o processo de integração das operações imediatamente.
A DLD foi fundada em 2010 como um consórcio entre grandes editoras brasileiras ainda com a presença da Objetiva que integrava o quadro de sócios e que deixou a sociedade quando foi adquirida pela Companhia das Letras.
O negócio foi fechado semanas depois da divulgação do Censo do Livro Digital, realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), que apontou que apenas 1,09% do faturamento das editoras brasileiras é composto por vendas de conteúdo digital. Mas os resultados da pesquisa são vistos como oportunidade pela Bookwire. “Os números do Censo mostram não um fracasso, mas uma grande oportunidade para o livro digital no Brasil. A prova disso é que a mesma pesquisa aponta que entre as editoras de interesse geral de grande porte, a participação já está em 4,51%”, afirma Marcelo Gioia, diretor da Bookwire no Brasil. “Isto sinaliza que há grande potencial de crescimento, ainda mais se consideramos o grande número de editoras médias e pequenas que ainda não investem no digital”, complementou o executivo brasileiro. E sacramentou: “O livro digital não acabou no Brasil; na verdade, ainda nem começou. “
“A aquisição da DLD é apenas o próximo passo lógico e natural de nossa estratégia de crescimento”, afirma CEO da Bookwire
No Brasil, a Bookwire distribui cerca de 240 editoras e pouco mais de 16 mil títulos. Com a aquisição da DLD, a empresa alemã passa a trabalhar com as nove grandes editoras atualmente distribuídas pela agregadora brasileira. E com a absorção do catálogo da DLD, a Bookwire passa a distribuir mais 10 mil títulos para lojas como Amazon, Apple, Google, Saraiva e Kobo.
“No segmento de e-books, o Brasil é um mercado muito importante com altas taxas de crescimento”, afirmou Jens Klingelhöfer, CEO global da Bookwire. “E já somos bastante ativos no país desde que iniciamos nossa expansão para a América Latina em 2013, apresentando um crescimento constante em nosso segmento, o que refletiu também no aumento de nossa estrutura”, continuou. “A aquisição da DLD foi apenas mais um passo lógico e natural de nossa estratégia de crescimento, com a qual planejamos expandir globalmente nossa participação no setor de publicações digitais”, finalizou.
A aquisição da DLD foi negociada por meses pelas editoras sócias da DLD e pela Bookwire. “Estamos muito satisfeitos com o processo de compra, que transcorreu em plena colaboração com os sócios da DLD. Nosso objetivo é contribuir para que essas editoras tenham acesso a um novo patamar de qualidade na operação da distribuição digital por meio de nossa tecnologia e de nossos serviços. Portanto, buscaremos uma expansão de sucesso e de longo prazo para o negócio digital de cada uma das editoras que vinham sendo atendidas pela DLD. Para isso, contamos com nossas soluções inovadoras e com a experiência e talento de nossas equipes local e internacional”, acrescentou Klingelhöfer.
Marcos da VeigaPereira, sócio-proprietário da Editora Sextante e diretor do conselho da DLD também comenta a aquisição: “O livro digital é uma oportunidade e ainda tem um longo caminho no Brasil, mas nós editores precisamos focar no que sabemos fazer melhor, que é criar conteúdo. Por isso, depois de escrevermos uma história digital de sucesso com a DLD, fazia todo o sentido confiar nossos catálogos à Bookwire”.
DLD integra Bookwire Brasil
Com a aquisição, a operação da DLD será integrada à Bookwire Brasil – as editoras clientes da DLD serão rapidamente conectadas à plataforma Bookwire MACS, permitindo de forma imediata a distribuição para as diversas lojas atendidas pela empresa. As editoras terão acesso aos benefícios e ferramentas da plataforma Bookwire MACS, como o In-Book Promotion (ferramenta de marketing e divulgação) e o Bookwire Analytics (avançado sistema de análise de marketing que permite um detalhado monitoramento das vendas de e-books, das campanhas promocionais e dos grupos de leitores e suas atividades).
Marcelo Gioia também comentou a aquisição. “Para a Bookwire Brasil, a aquisição da DLD é a consolidação do sucesso e da paixão de nosso trabalho diário dos últimos quatro anos. Ao olhar para as mais de 240 editoras e para os 16 mil títulos que distribuímos atualmente, percebemos que conseguimos provar a qualidade de nossos serviços. “
A Bookwire é uma empresa-líder no cenário internacional
A Bookwire segue consolidando sua posição como uma das empresas líderes no segmento global de serviços digitais e de marketing para e-books e audiolivros. Já no âmbito local, a aquisição da DLD torna a Bookwire Brasil a maior distribuidora de livros digitais no país.
“No mundo digital e no nosso negócio, não há fronteiras. E nosso esforço é sempre no sentido de oferecer aos nossos clientes a melhor plataforma de comercialização, assim como a melhor rede mundial de distribuição. Agora demos mais um importante passo dentro desta estratégia”, concluiu Jens Klingelhöfer.
Sobre a DLD. Fundada em 2010 pelas editoras Sextante, Record, Rocco, L&PM, Planeta e Objetiva, a empresa teve um papel fundamental na negociação com as primeiras lojas de livros digitais que chegavam ao Brasil, como Amazon, Apple, Google e Kobo. Atualmente distribui dez editoras que publicam cerca de 10 mil livros digitais.
Sobre a Bookwire. Maior distribuidora de conteúdo digital na Alemanha, atualmente está presente no Brasil e na América Latina. Além de livros digitais, distribui conteúdo para impressão por demanda um-a-um e audiolivros. Seu catálogo já ultrapassa os 200 mil títulos em e-books e 50 mil audiolivros. A empresa serve mais de 1.200 editoras ao redor do mundo.
Sobre a Bookwire Brasil. Fundada em outubro de 2014, apresentou um crescimento vertiginoso. Atualmente distribui conteúdo digital de 240 editoras brasileiras, que juntas formam um catálogo de 16 mil livros integrados às lojas Amazon, Apple, Google, Kobo e Saraiva.