Newsroom

Bookwire cresce em todos os segmentos de negócios em 2017

Frankfurt 8 de janeiro de 2018 - O provedor de serviços digitais Bookwire, de Frankfurt, pode olhar para 2017 como um ano em que teve sucesso em todos os aspectos. A empresa registrou taxas de crescimento de dois dígitos internacionalmente de acordo com todos os indicadores relevantes. O número de funcionários cresceu e a tecnologia Bookwire MACS também se expandiu significativamente. Aqui apresentamos o ano em fatos e números - e damos uma prévia da estratégia para um 2018 igualmente bem-sucedido:

Jens Klingelhöfer, CEO da Bookwire GmbH: “Em 2017, a Bookwire confirmou seu papel de liderança global na esfera da distribuição e comercialização de conteúdo de editoras digitais, em um mercado consolidado para provedores de serviços digitais. A área de "software-como-serviço" para grandes editoras conseguiu se fortalecer, e clientes importantes foram conquistados em casa e no exterior".

Faturamento - ganhos em todas as áreas

Nos três trimestres de 2017 que foram analisados e avaliados até o momento, o faturamento da distribuição no segmento de negócios principal da Bookwire, como agregador para clientes editoriais, aumentou mais de 20% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Alinhado com as expectativas, o faturamento na área de audiolivros experimentou o crescimento mais forte em relação a 2016, mais de 40%, devido ao crescimento no mercado de áudio.

Clientes editoriais do mercado de língua alemã - aumento do faturamento para clientes editoriais e novas editoras a bordo

Atualmente, a Bookwire trabalha com mais de 950 clientes editoriais no mercado de língua alemã.

No final de outubro de 2017, o número de transações de vendas feitas com as soluções de software Bookwire MACS foi 38% superior ao de todo o ano de 2016.

O número total de títulos que foram inseridos no BookWire MACS cresceu mais de 50% ao longo do ano. Mais de 300.000 E-Books e audiolivros de mais de 1.500 clientes nacionais e internacionais são gerenciados atualmente no BookWire MACS.

Novos clientes incluem Münchener Verlagsgruppe e Verlag Herder, entre outros.

Random House Germany, Bonnier Verlage, bem como Holtzbrinck Buchverlage, confiam na rede global da Bookwire para a distribuição internacional de seus catálogos de E-Books alemães (para obter informações detalhadas sobre clientes internacionais, veja relatórios sobre os ramos internacionais da Bookwire abaixo).

Rede de lojas - links com grandes parceiros e especialistas em nicho

A Bookwire assinou contratos com uma grande quantidade de players de áudio e portais de streaming no dinâmico mercado de audiolivros digitais, incluindo:

BookBeats (start-up do grupo Bonnier) e grandes players como Apple MUSIC e Spotify, bem como o provedor de serviços de biblioteca OverDrive.

Negócios - mais funcionários e a primeira aquisição internacional na história da empresa

O número de funcionários na sede em Frankfurt a.M., bem como nos escritórios no Brasil, México e Espanha, cresceu para 46 (atualmente há 30 funcionários na equipe de Frankfurt e as filiais empregam 16 pessoas).

Pela primeira vez desde sua criação em 2009, a Bookwire GmbH adquiriu uma empresa internacional, a plataforma de distribuição brasileira DLD (veja abaixo mais informações sobre a DLD).

Bookwire Brasil - cresceu e se tornou líder de mercado

Ao longo do ano, a Bookwire se tornou líder de mercado em distribuição digital no Brasil.

Isto também se deve em parte à bem-sucedida aquisição da plataforma Distribuidora de Livros Digitais (DLD). Mais de 10.000 títulos de E-Books são distribuídos através da plataforma, que agora está sendo completamente absorvida pela subsidiária local "Bookwire Brasil".

Mesmo antes da aquisição, foi possível aumentar o catálogo de títulos da Bookwire em mais de 60% em 2017. O faturamento com títulos de editoras brasileiras duplicou em 2017 em relação ao ano anterior.

Bookwire Espanha & América Latina - catálogo duplicado

A Bookwire fortaleceu significativamente sua presença na Espanha e América Latina em 2017:

O número de títulos distribuídos na Espanha duplicou: o faturamento aumentou em mais de 81% em relação ao mesmo período no ano anterior.

Novos clientes editoriais incluem HarperCollins Ibérica, Acantilado, Edhasa, Fondo de Cultura Económica, Malpaso e Gigamesh (que publica os E-Books em espanhol de "Game of Thrones", entre outros). A Bookwire Espanha & América Latina atualmente distribui cerca de 28.000 E-Books no total.

Software Bookwire MACS - expansão dos recursos de promoção de vendas

As expansões mais importantes da plataforma tecnológica própria nos últimos 12 meses estão relacionadas principalmente com as áreas de marketing e áudio, por exemplo:

Bookwire Marketing Analytics para analisar e otimizar as campanhas de preços;

Bookwire Audio Stream Snipping (BASS) para a melhor reprodução de arquivos de audiolivros em portais de streaming para exploração baseada em conteúdo.

Certificação das principais soluções de software para editoras no mercado, para uma integração ainda mais perfeita dos serviços da Bookwire no ambiente tecnológico das editoras clientes.

2018, 2019, ... - estratégia para um futuro bem-sucedido

De acordo com Klingelhöfer, "para 2018, a Bookwire continuará a expandir suas atividades internacionais. Também realizará investimentos significativos em tecnologia futura de grande escala para clientes nacionais e internacionais". “O foco particular disso será a expansão dos serviços de marketing e análise, para garantir aos clientes da Bookwire uma clara vantagem competitiva no futuro. Para este fim, a Bookwire está cooperando com especialistas dos campos de "inteligência artificial" e "aprendizagem profunda", entre outros, para apoiar as editoras a se tornarem empresas de comércio eletrônico bem-sucedidas e competitivas de forma sustentável".

Bookwire e “Bookwire OS – One Solution”

A Bookwire foi fundada em Frankfurt em 2010 como um provedor de serviços para distribuição de e-books e conteúdo digital para editores. Desde então, tornou-se uma das empresas líderes internacionais em tecnologia de publicação digital. A Bookwire emprega atualmente 135 pessoas na Alemanha, Reino Unido, Espanha, Brasil, México e Estados Unidos, que cuidam de mais de 2.000 editoras nas áreas de e-books, audiolivros, podcasts e impressão sob demanda. O software pioneiro “Bookwire OS - One Solution”, lançado em 2019, entregou, analisou e comercializou cerca de 500.000 e-books e 100.000 audiobooks em todos os canais de distribuição relevantes. Além das mais recentes análises de clientes e tecnologia de preços, os clientes de publicação da Bookwire também têm acesso a suporte individual de gerentes de contas e marketing que cuidam continuamente dos clientes. A solução de produto de audiolivro “We Audiobook You” (WAY) concedeu ao negócio o primeiro “Digital Publishing Award” no campo de soluções B2B, em 2019. A Bookwire é administrada por seus fundadores Jens Klingelhöfer e John Ruhrmann, e opera filiais em Barcelona (Espanha), Londres (Reino Unido), Paris (França), Cidade do México (México), São Paulo (Brasil) e Nova York (EUA) além da sede da empresa em Frankfurt am Main e do "Hub Digital" em Dortmund.