Newsroom

Bookwire fará a gestão da distribuição global dos ebooks da HarperCollins Ibérica em espanhol e português

Madrid/Frankfurt, 27 de novembro de 2017 – Em conjunto com a sua subsidiária, Bookwire Espanha e América Latina, a provedora de serviços digitais baseada em Frankfurt, Bookwire, é agora a responsável pela distribuição global dos catálogos de ebooks em espanhol e português da HarperCollins Ibérica. Além da distribuição, a cooperação também inclui suporte para atividades de marketing de livros eletrônicos, e análise de preços e de hábitos dos leitores, entre outros serviços de valor agregado.

O acordo de distribuição abrange os títulos de língua espanhola e portuguesa dos selos reunidos no grupo editorial HarperCollins Ibérica. Ao assinar o contrato, a Bookwire conquistou outra editora internacional como parceira – os catálogos em alemão da Random House, Bonnier e Holtzbrinck Verlagsgruppe já haviam sido adicionados ao portfolio da plataforma de distribuição internacional da Bookwire ao longo do ano.

Jens Klingelhöfer, CEO da Bookwire GmbH, disse: "Assinar o contrato com a HarperCollins Ibérica mostra que a internacionalização é o caminho certo para o nosso segmento de negócios. O suporte de nossos especialistas comprovados, que literalmente falam a linguagem dos nossos clientes, bem como do nosso software de distribuição "Bookwire MACS", com suas muitas características de alta tecnologia, são convincentes. Isso juntamente com o forte nome que criamos entre os editores e as lojas parceiras em muitos mercados ".

O contrato abrange a distribuição global de títulos das línguas espanhola e portuguesa

A parceria com a HarperCollins Ibérica cobre desde a distribuição de ebooks em lojas de players globais como Amazon, Apple, Google e Kobo, até importantes parceiros comerciais com raízes locais, como Casa del Libro, FNAC e El Corte Inglés (Espanha), Gandhi e Porrua (México), Siglo del Hombre (Colômbia), dentre outros.

Javier Celaya, diretor administrativo da Bookwire Espanha e América Latina: "Naturalmente, estamos muito satisfeitos pela HarperCollins Ibérica confiar também em nossa experiência em distribuição e marketing e querer usá-la para aumentar ainda mais o sucesso do seu catálogo de ebooks. Parcerias como essas confirmam a nossa filosofia de que a distribuição global, bem como as ferramentas de marketing adequadas, devem ser acompanhadas por uma estratégia orientada internacionalmente, combinada com conhecimento profundo dos mercados locais. Acreditamos que o aumento global da participação de mercado exige um conhecimento profundo sobre o funcionamento dos mercados regionais e quais são suas necessidades. E, com nossos times e parceiros na Espanha, México, Colômbia, Chile, Peru e México, é exatamente isso que a Bookwire Espanha e América Latina oferece.”

Bookwire e “Bookwire OS – One Solution”

A Bookwire foi fundada em Frankfurt em 2010 como um provedor de serviços para distribuição de e-books e conteúdo digital para editores. Desde então, tornou-se uma das empresas líderes internacionais em tecnologia de publicação digital. A Bookwire emprega atualmente 135 pessoas na Alemanha, Reino Unido, Espanha, Brasil, México e Estados Unidos, que cuidam de mais de 2.000 editoras nas áreas de e-books, audiolivros, podcasts e impressão sob demanda. O software pioneiro “Bookwire OS - One Solution”, lançado em 2019, entregou, analisou e comercializou cerca de 500.000 e-books e 100.000 audiobooks em todos os canais de distribuição relevantes. Além das mais recentes análises de clientes e tecnologia de preços, os clientes de publicação da Bookwire também têm acesso a suporte individual de gerentes de contas e marketing que cuidam continuamente dos clientes. A solução de produto de audiolivro “We Audiobook You” (WAY) concedeu ao negócio o primeiro “Digital Publishing Award” no campo de soluções B2B, em 2019. A Bookwire é administrada por seus fundadores Jens Klingelhöfer e John Ruhrmann, e opera filiais em Barcelona (Espanha), Londres (Reino Unido), Paris (França), Cidade do México (México), São Paulo (Brasil) e Nova York (EUA) além da sede da empresa em Frankfurt am Main e do "Hub Digital" em Dortmund.