Newsroom

Bookwire faz um balanço do sucesso mundial em 2016

Frankfurt, 19 de dezembro de 2016 – Bookwire, a prestadora de serviços digitais de Frankfurt, olha para trás em um ano que foi bem-sucedido em todos os aspectos. A empresa tem registrado um crescimento significativo, tanto nacional quanto internacionalmente, emtodas as áreas nas quais atua, tais como E-Books, audiolivros comercializados e distribuídos, um número recorde de clientes atendidos, expansões do software de distribuição Bookwire MACS, criação de produtos Print-on-Demand e o aumento do número de funcionários.

 

Distribuição & Marketing – Região DACH (Alemanha, Áustria e Suíça)

Em 2016, o número de E-Books e audiolivros distribuídos no mercado interno da empresa com sede em Frankfurt, que teve início em 2009, aumentou mais de 40% para um total de 84.000 E-Books (34.000 a mais ou 40% em comparação com 2015) e 37.000 audiolivros (11.200 a mais ou 43%).

A base de clientes cresceu e inclui nomes famosos como Random House, Red Bull Media House, Münchner Verlagsgruppe, Delius Klasing, Gerth Medien, entre muitos outros. Bookwire assumiu também o catálogo de clientes e E-Books da distribuidora Kontor New Media, de Hamburgo.

 

Distribuição & Marketing – Internacional

As próprias dependências da Bookwire tornaram-se estabelecidas em vários mercados em crescimento, o que beneficiou a expansão de segmentos de negócios internacionais em 2016 também. Isto permitiu à Bookwire consolidar ainda mais sua posição como líder de distribuição digital na Espanha, Brasil e México.

Este ano, a maior editora literária do Brasil, Companhia das Letras, tornou-se um dos 177 clientes da Bookwire Brasil, somando seus livros digitais a um total aproximado de 12.000 E-Books. Assim como no México (Bookwire Espanha & América Latina), onde a Bookwire conquistou o líder do mercado editorial da região, Fondo des Culturas Económica. A Bookwire tem um total de 14.000 E-Books e 169 clientes em seu portfólio latino-americano (em dezembro de 2016).

O número total de E-Books distribuídos e comercializados pela Bookwire em dezembro de 2016 é de 172.600, o que corresponde a um aumento de 50.800 publicações ou 42% em comparação com o ano anterior.

 

Serviços da Bookwire

Ao introduzir e estabelecer a nova área de negócio Print-on-Demand (POD), a Bookwire finalmente implementou uma estratégia multi-formato visando melhorar o posicionamento e a performance dos catálogos de livros e alcançar o melhor resultado de vendas possível para seus clientes.

Novos serviços "In-Book Promotion" e "Enhanced Analytics" foram adicionados à plataforma tecnológica Bookwire MACS. Ambos são serviços desenvolvidos internamente, em estreita cooperação com a sua rede de clientes e visando atender às necessidades das editoras. Esses serviços consolidaram ainda mais a posição da Bookwire como uma empresa de tecnologia líder em distribuição, marketing e comercialização de produtos digitais.

 

A empresa Bookwire

O número de funcionários aumentou em todos os escritórios da Bookwire (atualmente, 37 funcionários), incluindo novas áreas como o Departamento de Serviços de Produção e Conversão, a fim de satisfazer a demanda de processos de produção automatizados gerada pelo crescimento dos serviços Print-on-Demand e os serviços de conversão. O setor de vendas internacionais também cresceu este ano.

 

Bookwire e “Bookwire OS – One Solution”

A Bookwire foi fundada em Frankfurt em 2010 como um provedor de serviços para distribuição de e-books e conteúdo digital para editores. Desde então, tornou-se uma das empresas líderes internacionais em tecnologia de publicação digital. A Bookwire emprega atualmente 135 pessoas na Alemanha, Reino Unido, Espanha, Brasil, México e Estados Unidos, que cuidam de mais de 2.000 editoras nas áreas de e-books, audiolivros, podcasts e impressão sob demanda. O software pioneiro “Bookwire OS - One Solution”, lançado em 2019, entregou, analisou e comercializou cerca de 500.000 e-books e 100.000 audiobooks em todos os canais de distribuição relevantes. Além das mais recentes análises de clientes e tecnologia de preços, os clientes de publicação da Bookwire também têm acesso a suporte individual de gerentes de contas e marketing que cuidam continuamente dos clientes. A solução de produto de audiolivro “We Audiobook You” (WAY) concedeu ao negócio o primeiro “Digital Publishing Award” no campo de soluções B2B, em 2019. A Bookwire é administrada por seus fundadores Jens Klingelhöfer e John Ruhrmann, e opera filiais em Barcelona (Espanha), Londres (Reino Unido), Paris (França), Cidade do México (México), São Paulo (Brasil) e Nova York (EUA) além da sede da empresa em Frankfurt am Main e do "Hub Digital" em Dortmund.